.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Revolução Industrial

Twit This! |

Para que tenha sido possível ocorrer a Revolução Industrial foram necessárias algumas precondições, das quais podemos destacar: a acumulação prévia de capitais, a concentração de capitais, o comportamento inovador, a mão-de-obra disponível, os mercados de consumo, a infra-estrutura, a complementaridade e a reciprocidade das condições.

  • Acumulação Prévia de Capitais: Deve existir na sociedade um excedente razoável de capitais que possa ser convertido rapidamente em dinheiro. A razão para esta condição é compreensível. O setor industrial exige grandes somas de dinheiro que serão necessárias para o investimento inicial.
  • Concentração de Capitais: Parte significativa deste excedente, ao invés de ser distribuída ao conjunto da sociedade, está concentrada em poder de um grupo minoritário, composto pelo setor empresarial privado ou pelo próprio governo, que concentra em suas mãos as poupanças dos integrantes da sociedade. Se tomarmos a renda total de uma sociedade e a tornarmos igual ao índice 100, e supondo três camadas sociais, A, B, C, teríamos a seguinte situação:

    Situação Pré Industrial
    (Renda Distribuída)

        A                              50

         B                              30

         C                              20

    TOTAL                        100

     

    Situação em condições para a Industrialização
    (Renda Concentrada
    )

       A                               70

        B                               20

        C                               10

    TOTAL                        100

       

      • Comportamento Inovador: Este grupo minoritário deve ser bem diferenciado em relação à sociedade, possuindo um comportamento inovador em relação às atividades econômicas.  Deve-se lembrar que em muitas sociedades existem capitais concentrados sem que isso signifique investimentos em indústrias.
      • Mão-de-obra Disponível:  Outra condição é a disponibilidade de mão-de-obra para ser empregada na indústria. É necessário que existam pessoas que vejam nos empregos oferecidos pela indústria uma alternativa para sua sobrevivência.
      • Mercados de Consumo: O mercado de consumo pode ser interno ou externo. É importante, porque evita que a industrialização fique dependente da procura do mercado externo; em contrapartida implica que uma parcela significativa da população tenha renda suficiente para consumir, o que impõe limitações à concentração de renda.
      • Infra-Estrutura: Pode ser definida como um conjunto de recursos que viabilizam a industrialização. Dos recursos de infra-estrutura destacam-se disponibilidade de matérias-primas, de fontes de energia, vias de comunicações e transportes que tornem possível interligar os centros de matérias-primas aos de produção e consumo.
      • Complementaridade e Reciprocidade das Condições: A existência de cada uma delas isoladamente não implica industrialização. Lembremos, que, embora nas sociedades da Antigüidade ou nas sociedades medievais houvesse acúmulo e concentração de capital, não ocorreu a industrialização.

      fonte: apostilas ETAPA

      Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

       

       

      ©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB