.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

O fim do domínio holandês

Twit This! |

O mês de dezembro de 1640 trouxe uma mudança na política portuguesa que teve influência direta na vida da colônia: o domínio espanhol chegou ao fim com a subida de D. João VI ao trono português, dando início à dinastia Bragança em Portugal.

Em junho de 1641, Portugal e Holanda assinaram uma trégua de dez anos, restaurando as tradicionais boas relações entre os dois países. Maurício de Nassau no comando dos domínios holandeses no Brasil, não respeitou o acordo e atacou Angola para aumentar o fornecimento de escravos para os engenhos do Nordeste. A Companhia das Índias Ocidentais, descontente com a atitude de Nassau, obrigou-o a voltar para a Holanda, em maio de 1644. O Brasil holandês passou a ser administrado por membros da Companhia.

A Insurreição Pernambucana

Os dirigentes da Companhia das Índias Ocidentais não tinham a mesma habilidade política de Nassau. Aumentaram extorsivamente os juros dos empréstimos e exigiram o pagamento no prazo. A relação entre os colonos e os  novos dirigentes da Companhia tornou-se tensa. Crescia o descontentamento entre os grandes proprietários brasileiros. Sentiam-se explorados na sua própria terra por uma potência estrangeira além de tudo protestante.

Para os colonos luso-brasileiros, a aliança com os holandeses era aceitável e amigável, enquanto representasse a manutenção de uma alta taxa de lucros. No momento em que os lucros dos senhores de engenho cessaram, as relações amistosas desapareceram. Daí para o conflito armado foi um passo. Líderes como André Vidal de Negreiros, Fernandes Vieira, Henrique Dias e Felipe Camarão organizaram as forças para combater os holandeses.

Em agosto de 1645, os colonos luso-brasileiros conseguiram uma importante vitória no monte das Tabocas. O governador da Bahia enviou auxílio para os rebeldes e Recife foi sitiada. Essa vitória inicial não conseguiu desalojar os holandeses, que estavam muito bem guarnecidos por mar. As lutas prosseguiram por três anos. No final de 1648, os holandeses sofreram grande derrota na batalha dos Guararapes. Mesmo assim, Recife continuou nas mãos da Companhia das Índias Ocidentais.

Batalha de Guararapes, de Vitor Meirelles, óleo sobre tela, (1874-1878) Museu Vitor Meirelles

A situação internacional ajudou a acabar com o impasse no conflito entre holandeses e colonos no Brasil. A Inglaterra havia declarado guerra à Holanda, numa disputa pela hegemonia dos mares. Os ingleses chegaram a auxiliar os rebeldes anti-holandeses no Brasil. Os governantes portugueses aproveitaram esse momentâneo enfraquecimento dos holandeses e enviaram um grande reforço para os colonos no Brasil, em fins de 1653. Em janeiro de 1654, os holandeses renderam-se. Terminava o período de domínio holandês no Brasil. Mas somente em 1661 o governo holandês reconheceu que não tinha mais direitos sobre o Brasil.

PEDRO, Antônio. História da civilização ocidental. ensino médio. volume único.

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB