.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

A primeira viagem ao redor da Terra

Twit This! |

No dia 20 de setembro de 1519, Fernão de Magalhães embarcou em San Lucar, Espanha, para uma viagem que tinha por intenção, assim como as viagens de Colombo, cerca de vinte e cinco anos antes, alcançar a Índia navegando pelo Ocidente. Magalhães tinha cinco navios e 240 homens sob seu comando. Na viagem de três anos que se seguiu, os navegantes espanhóis enfrentaram tormentas no cabo Horn, três meses sem suprimentos ou água fresca no amplo Pacífico, combate com nativos das ilhas dos mares do sul, os ventos de monções do oceano Índico, a difícil ultrapassagem do cabo da Boa Esperança.

Navegação em viagem ao redor do mundo

Muitos homens amotinaram-se, desertaram, comeram ratos e serragem, morreram de fome em grande número. Dos cinco navios, quatro desapareceram, um a um: abandonados, queimados, naufragados. O próprio Fernão de Magalhães perdeu a vida numa escaramuça com nativos nas Filipinas. Somente um único navio e dezoito homens completaram a viagem. Mas o capitão Sebastião El Cano e dezessete sobreviventes da tripulação que vieram a bordo do Vitória, castigado e cheio de percevejos, que atracou no porto de San Lucar no dia 6 de setembro de 1522, foram os primeiros seres humanos a circunavegarem o globo terrestre. A viagem do Vitória e dos homens brutais, insubordinados e, na maioria, analfabetos, foi muito mais que um épico dos mares. Constitui-se num grande feito histórico: o envolvimento do globo terrestre pela tecnologia, fanatismo, avidez, ousadia e armas dos europeus. Era o início de algo muito mais amplo - cinco séculos de lenta e  freqüentemente dolorosa comunhão de todos os povos do mundo.

Leia Também:   Círculos de Pedra

(Anthony Esler, The Human Adventure, New Jersey, 1986, pag. 02) apostolas ETAPA.

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

2 :

Anônimo disse...

Poxa, parabéns pela postagem. Excelente como tudo no blog. Virei fã de primeira. E ainda tive o privilégio de ser o seguidor número 100!!! Uhuu
Assinei o feedburner e agora não os perco mais de vista. Agora é reler os mais de 600 já publicados...
Tenho uma sugestão: liberem comentários para ANÔNIMOS. Isso vai estimular mais pessoas a comentar aqui!!!

Anônimo disse...

Oi SOS VIP, obrigado pelos elogios e também por nos seguir.
Quanto a liberar os comentários para anônimos, vamos aderir à sua sugestão e fazer uma experiência, o problema é que existem pessoas que fazem comentários de mal gosto por isso retiramos essa opção.
Por sua sugestão vamos reabrir e testar.
Obrigado e volte sempre!

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB