.bookmark{ padding:0px; margin-top:15px; background:#ddd; } .bookmark a:hover { position: relative; top: 1px; left: 1px; } .bookmark img { border: 0; padding:0px; margin-top:15px; } -->

Tamanho da Letra

-A - +A

Origens e Formação de Portugal

Twit This! |

Localização, Primeiros Povos

Portugal localiza-se na península Ibérica, na chamada meseta espanhola. Primitivamente habitaram a região os lusitanos, os celtas e os iberos, estes dois últimos fundiram-se, dando origem aos celtiberos.

Períodos de Dominação

A península Ibérica passa por sucessivos períodos de dominação: os cartagineses dominam a região de 246 a 146 a. C.: com as Guerras Púnicas, os romanos passam a dominar a região (146 a.C. a 409 d.C.). No século V iniciam-se as invasões bárbaras, e a península sofreu invasões dos alanos, vândalos e suevos. Por volta de 414, os visigodos passam a ocupar a península e se mantém hegemônicos na região até o início do século VIII (711), quando os muçulmanos invadem e ocupam vastas áreas da península.

A reconquista e a Formação do Reino de Portugal

A ocupação muçulmana abre uma nova fase na história da península Ibérica. Alguns reinos visigodos cristãos iniciam a luta pela expulsão dos muçulmanos: é a Reconquista.

 mapa :  Península Ibérica - séculos IX e X

O rei de Leão, Afonso VI, em suas lutas contra os muçulmanos recebe a ajuda de dois nobres franceses da casa de Borgonha, os primos Raimundo e Henrique. Como recompensa pelos serviços prestados, Afonso VI concede a mão de sua filha legítima, Urraca, e o governo do Condado de Galiza, ao norte do rio Minho. Henrique recebe a mão da filha bastarda de Afonso VI, Teresa ou Tareja, e o Condado Portucalense ao sul do Minho.

Tanto o condado Portucalense como a Galiza eram vassalos do reino de Leão. Entretanto, com a morte de Afonso VI, assume o trono Urraca, passando Teresa a prestar vassalagem à sua irmã. Teresa se nega a prestar vassalagem ao reino de Leão, passando a se considerar rainha de Portugal. Depois inicia luta contra o sobrinho, Afonso VII, sucessor de Urraca como rei de Leão.

Por essa época, D. Teresa passa a dividir o poder com o fidalgo galego conde Fernando Peres de Trava. Afonso Henriques, filho de Henrique e Teresa, rebela-se contra a própria mãe, vencendo-a em São Mamede, garantindo, a partir de então, seu domínio sobre o Condado. Venceu o primo, Afonso VII, em Cerneja, e em 1139, na Batalha de Ourique, impõe derrota aos muçulmanos.

Afonso Henriques é aclamado rei de Portugal com o título de Afonso I. É fundada a primeira dinastia portuguesa, a dinastia de Borgonha ou Afonsina.

fonte: apostilas ETAPA

Assine nosso feed. Obrigado pela visita e volte sempre!

1 Comentário:

Anônimo disse...

ola chamo - me cláudia tenho 10 ando no 4 ano estava a procura sobre que povos ocuparam a peninsula antes da formaçãO de purtugal não encontrei mas gustararia que me a esclarecesem . Mesmo assim gostei de ver a vossa pagina parabens porque a lém disso fiquei a saber mais coisas continuem com o vosso traballho.
Muito obrigada . De .. cláudia varela

 

©2009 HISTOBLOG - História Geral | Template Blue by TNB